As cheias são fenómenos naturais extremos e temporários, provocados por precipitações moderadas e permanentes ou por precipitações repentinas e de elevada intensidade. Este excesso de precipitação faz aumentar o caudal dos cursos de água, originando o extravase do leito normal e a inundação das margens e áreas circunvizinhas. Nalgumas partes do globo as cheias podem dever-se também ao derretimento de calotes de gelo.
As cheias podem ainda ser causadas pela rotura de barragens, associadas ou não a fenómenos meteorológicos adversos. As cheias induzidas por estes acidentes são geralmente de propagação muito rápida.
Como se formam as cheias:
As cheias formam-se com uma pequena onda avultada, podendo conduzir a perda de vidas humanas e bens.
Quanto tempo dura uma cheia?
O tempo necessário para que uma cheia ocorra e a sua duração dependem das suas características. Caracteristicas de pequena dimensão apresentam, geralmente, condições para que uma cheia se forme e propague rapidamente, por vezes em escassas horas. Pelo contrário, caracteristicas de grandes dimensões, o pico da onda de cheia, e as inerentes cheias, demoram mais tempo a instalar-se, permitindo um aviso mais atempado às populações. Demoram também mais tempo a desaparecer, podendo demorar mesmo vários dias.
Qual a diferença entre uma cheia e uma inundação?
Uma cheia pode durar até vários dias, e uma inundação pode algumas horas depende da entrada e saída de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário