segunda-feira, 14 de maio de 2012

2. Furacões

O que é um furação?

O furacão é uma poderosa tempestade que cria ventos excessivamente rápidos. Na realidade, o furacão é um ciclone (uma diminuição) de forte intensidade. Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande força num curto intervalo de tempo.



Como surgem os furacões?

1. Os furacões erguer-se numa zona de baixa pressão atmosférica, onde o ar mais leve tende a subir.

 2. Quando esse movimento aumenta acontece sobre um oceano tropical, a evaporação da água marinha faz com que as camadas mais baixas de atmosfera sejam ricas em vapor de água. A enorme quantidade de vapor de água assim formada é transportada às mais elevadas e frias camadas da atmosfera.

 3. Ao alcançar as camadas principais, o vapor expressa-se dando origem à água. Durante um processo, uma parte do calor existente no vapor é liberada na atmosfera, reaquecendo o ar em sua volta, que retorna à parte elevada. À medida que a diferença de temperatura entre as camadas superficiais e principais da atmosfera aumenta, maior será a possibilidade do ciclone se transformar num furacão.

4. Uma vez formado o furacão, ocorrem ventos horizontais na superfície, cada vez mais rápidos, provocados pelas massas de ar que se deslocam para ocupar o espaço deixado pelas massas de ar quente que sobem para as camadas superiores da atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário